Local: Cianorte/Paraná.
A tarde desta quinta-feira (13) foi de aprendizado, discussões e formulação de propostas em torno do tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, durante a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, realizado no Salão da Terceira Idade (Zona 3), contou com a participação de idosos, gestores públicos e especialistas.
“Este é um momento de sistematizarmos todas as demandas desse público, a fim de ajudarmos na formulação de políticas públicas capazes de proporcionar o acesso aos direitos, bem como uma velhice tranquila. Por isso somos gratos a todos que se propuseram a contribuir”, destacou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Elizabete Messias Silva Barros.
“Que esta conferência seja um espaço para discutir e reafirmar os direitos humanos das pessoas idosas, garantindo que sejam tratadas com dignidade e respeito. E que todos possam avaliar as políticas públicas existentes e propor melhorias”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Davanço, acompanhado dos vereadores Afonso Lima, Professora Kelly e Marisa Franco.
“A população idosa está crescendo rapidamente em todo o mundo. No Brasil, não é diferente. Esse aumento traz consigo desafios significativos para a sociedade, que demandam que governos, organizações e sociedade civil trabalhem juntos. Somente com uma abordagem conjunta e coordenada é que podemos enfrentar o desafio do envelhecimento e garantir que as pessoas idosas tenham uma vida digna e de qualidade”, defendeu a secretária municipal de Assistência Social, Andressa Belo Safira, representando o prefeito, Marco Franzato.
Após a solenidade de abertura, as senhoras que participam da Oficina de Capoterapia, ofertada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras 1, fizeram uma apresentação cultural, acompanhadas pelo professor Flavio. Então, a vice-presidente do CMDPI, Iraci de Sarges Gravon, conduziu a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência. A palestra magma foi ministrada pelo membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e especialista na área, Adrianis Galdino da Silva Júnior.
Então, os trabalhos foram divididos em cinco eixos temáticos: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro. Ao final, as propostas foram votadas e os delegados que representarão Cianorte na etapa estadual, eleitos.
Também participaram da solenidade o secretário municipal de Esporte e Lazer, Lucas Meira Pereira; a presidente do grupo da Terceira Idade, Maria Aparecida Pasqualino; representando o vice-prefeito, Fão Manfrinato, sua esposa, Néia Manfrinato; representando o Ministério Público, a assistente social, Adriéli Volpato Craveiro; e representando a Defensoria Pública, a assistente social, Grazielle Ganhão.
Para saber mais, acesse AQUI.